quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tempo

Você pode até pensar que sua vida é uma grande merda. Mas tudo (na vida) depende do ponto de vista. Acredite, a vida é muito curta – apesar desta frase ser extremamente batida, é a pura verdade. Nossa vida é cada dia. Cada dia que se vai, que passa, que deixa ou não alguma marca. Hoje me deu vontade de não olhar as derrotas, mas ver as vitórias, os acertos, o que tenho feito e fiz que me trouxe algum respaldo positivo. Percebi algo óbvio para alguns: que o tempo corrige coisas e atos com o seu passar. Vendo fotos antigas, me veio na cabeça algumas memórias. Histórias, pessoas, acontecimentos... Impressionante. O distanciamento nos faz ver tudo com mais clareza. O distanciamento, neste caso, é o tempo que passou. Nem consigo me lembrar de coisas ruins. Olho para as fotos e começo a sorrir. Se me esforçar muito, lembro-me do emprego que tinha na época, nas dívidas, do nome sujo, da busca e apreensão, da pensão, do salário comprometido, da prestação em atraso... Nada disso consegue apagar a alegria de ver as fotos e relembrar as coisas boas. O tempo, na verdade, é nosso maior aliado. Nos envelhece, o que também é algo bom (dependendo do ponto de vista), nos torna mais sábios, nos afasta dos problemas etc. Sejamos amigos do tempo. Sejamos felizes com o seu passar. Lembro-me que em uma das minhas sessões de análise a doutora me disse que nostalgia era prejudicial. Fiquei preocupadíssimo. Por que eu amo relembrar, reviver. Isso me preocupou muito. Hoje, vejo que tudo, tudo, depende da abordagem. Se você, como eu, é nostálgico, gosta de relembrar, faça isso de forma positiva. Colha ensinamentos. Duvido que isso venha a se tornar prejudicial. 
Bom, mas antes que você pense que estou aqui para dar concelhos, vou concluindo. Não sou exemplo de nada. Apenas compartilhei um ensinamento que a vida me proporcionou neste momento.