quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Filmes de Feriado

A muito tempo estava com necessidade de parar e resgatar o que eu costumava a fazer sempre: ficar de pernas pro ar, vendo um filme atrás do outro. Nesta segunda-feira foi exatamente o que fiz. Já tinha bebido algumas pela manhã e depois do almoço uma sonolência típica me derrubou na cama e não me deixou mais ter coragem para nada. O calor também contribuiu para isso. Como tinha comprado filmes novos, não tive outra escolha.

Gostei muito das minhas escolhas. Sempre me sinto atraído por filmes com um pé em loucura e psicodramas. Gosto de tramas que envolvem pessoas mais undergrounds e foras-da-lei. E estes dois filmes são exatamente isso.

O primeiro, "Pacto do Passado" é a história de um grupo de quatro amigos que se conheceram ainda na adolescência. E que na escola fazem um pacto de seguirem seus sonhos e se reunirem no futura para curtirem novamente como se fossem adolescentes. Vinte e cinco anos depois, eles se reencontram em uma casa, de um deles, em uma montanha em Big Sur (lugar de dois romances do Jack Kerouac). A mansão era de um deles. Um artista plástico e professor ( e o mais louco). Ficaram os quatro se entregando a uma loucura sem freios. Bebidas, drogas e muito rock foram se misturando durante os dias e noites que estavam lá relembrando suas vidas. Um deles convida uma jovem, que trabalhava em um bar, para levar amigos e amigas para a casa. Pois eles dariam uma festa. Os jovens chegaram lá e uma das atrizes (na vida real) era a Sasha Gray, uma atriz pornô conhecidíssima no meio. Ela fez uma excelente participação. Representou super bem. Os dias foram passando e a coisa foi saindo do controle. Os problemas de cada um foram aparecendo, foram sendo comentados e logo o filme se torna um grande drama. E termina em tragédia.

Um filme muitíssimo forte e de apelo psicológico agudo. Gostei muito.

O outro, "Sem Destino", simples e feito de forma super descontraída. Conta a história de três jovens (um homem e duas meninas) loucos e bêbados que levam a vida de forma simples e desenfreada. Não gosto muito do Keanu Reeves. Acho muito fraco. Mas neste papel, a falta de expressividade dele deixou o personagem perfeito. Um cara que mora num chiqueiro imundo, sem nada. Entende de eletrônica e fica concertando eletrodomésticos. Ele tem um carro e transporta as duas amigas, uma morena e outra loira. Ambas lindas. Eles possuem um tipo de relacionamento a três. A morena mais louca e beberrona. A loira mais contida e reservada. Mas ambas muito amigas, moram juntas e dividem as tarefas da sobrevivência. Inclusive, se prostituem. O personagem do Keanu, rouba uma câmera profissional e a partir daí começa a filmar tudo. Ele liga a câmera o tempo todo e filma tudo, o tempo todo. Em um determinado momento, ele começa a fazer uma espécie de depoimento espontâneo das duas meninas. Eles iam contando história para a câmera. E ele ia captando. O filme vai todo nisso. Mas é forte e super excitante. E mostra uma realidade muito próxima de todos nós. Gostei muito também.


Estou morgadaço. Ainda cansado e com uma ultra-super-preguiça. Minha vontade é de deitar e hibernar. Aproveitar assim esta semana de férias. Mas vou tentar ficar um pouco desperto para ver mais filmes hoje.