segunda-feira, 27 de maio de 2013

No Boteco (Embaixada do Piauí, 312 Sul)

Fico vendo estes senhores a minha volta. Sou o mais novo neste boteco. Acho que o menos idoso aqui deve ter sessenta anos. Todos o outros são bem avançados. Mas eu adoro este lugar justamente por isso. Eu fico vendo e ouvindo estes caras e aprendo muito sobre a vida. Hoje, por exemplo, está frio e seco e não estou vendo nenhum com casaco e nem tossindo. Estão na cerveja, na pinga, na carne fritada no óleo. E estão conversando alto, sorrindo, falando bobagens... todos muito alegres. E eles estão aqui todos os dias. Pense, já são aposentados, não trabalham mais. Se é para ficarem em casa enchendo o saco de filhos, netos, noras e da própria esposa, é bem melhor virem para cá. Beber, comer e se divertirem.
Já fiz amizade com alguns deles. De vez em quando entro no papo do grupo e aprendo sempre.
A vida vivida é a melhor escola. E eles nem se importam com minha aparência (cabelo, roupas, tatuagens). Me tratam como um deles.
Uma vez um amigo publicitário me disse que eu tenho um espírito velho. Vendo estes velhos, além de concordar, me sinto honrado.